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Jeep Renegade assume a ponta dos SUVs nas vendas brasileiras. Essa era a chamada dos jornais, sites e TVs, pouco meses depois do lançamento, cheio de pompa, na cidade do Rio de Janeiro. O modelo que inaugurou no Brasil, a primeira fabrica da marca fora dos Estados Unidos, com os mais modernos sistemas de produção, na planta industrial localizada na cidade de Goiana (Zona da mata pernambucana).

Construído no complexo de Goiana, primeira fabrica da marca fora dos Estados Unidos e com os mais modernos sistemas de produção. Com esse pedigree, o novo Jeep Renegade, exibindo o passaporte verde e amarelo, provocou nos brasileiros as mais altas expectativas. E o Renegade não decepcionou, se tornando em sucesso de público e vendas em pouco tempo, assumindo ali a liderança na lista dos mais vendidos pela Fenabrave ( Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

E essa liderança se manteve até o final de dezembro de 2021. Já entrando na temporada de 2022 e com a expectativa da chegada do novo Renegade com motor turbo flex. as vendas foram modestas, despencando na lista. Com o lançamento do Renegade T270 flex, a Jeep resolveu acabar com duas versões, a de entrada equipada com motor E.torQ, e a mais cara, com motor diesel.

A decisão de tirar o E.torQ, não foi estratégico, foi por questões legais já que este propulsor não atendia as novas normas de emissões do Proconve L7, que entrou em vigor no primeiro de janeiro de 2022, norma, muito mais rigorosa em favor do meio ambiente. Com a retirada da versão que tinha preço abaixo dos R$100 mil, os entusiastas da Jeep deram graças a aposentadoria do E.torQ.

Durante anos, acusado de ser um jipinho de butique, fraco e gastão, sem forças até para subir em calçadas baixas, com seu ultrapassado motor 1.8. Mas os contra do E.torQ, não contavam que com a nova versão Sport, o Renegade passaria a ser equipado com novo motor turbo T270, resultando em aumento de potência, mas junto com a força, veio o aumento de preço no modelo de entrada, passando dos menos dos 100 mil, no modelo anterior , para 123. 990, Brasil, menos São Paulos cujo ICMF maior o valor ficaria R$ 128.115, Hoje esse preço já alcança perto dos R$ 130 mil, Brasil.

Curiosamente depois do lançamento em fevereiro e com a aposentadoria da versão de entrada, Sport 1.8 E.torQ, as vendas do Renegade despencaram, levando o SUV a frequentar na lista dos mais vendidos, uma zona por ele desconhecida até aquele momento, a parte de baixo da lista, nesses dois meses de vendas o Renegade chegou estar na décima sexta posição.

Mas em março e abril o SUV da Jeep esboçou uma recuperação, subindo para a décima primeira posição, o que não ajudou no acumulado do ano, o primeiro SUV da Jeep no Brasil, mal acostumado, vê a liderança longe, na nona posição com 15 mil unidades vendidas, contra os 20 mil do principal concorrente e atual líder, o Volkswagen T-Cross.

Resta saber se o Jeep Renegade turbo flex T270 vai se recuperar deste possível  “knockout” aplicado pelas vendas em baixa. Qualidade esse SUV tem de sobra.

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