Top Menu

Quem se deparar com o JAC T80 na rua vai pensar que se trata de um novo modelo SUV alemão. Isto porque, a traseira do T80, por exemplo, é inspirada no Audi Q5 — as lanternas inclusive são integradas à tampa, como no utilitário alemão. O caso é que o T80 chama mesmo a atenção pelo seu tamanho avantajado.

O SUV chines T80, desenvolvido no Centro de Design da JAC Motors, em Turim, Itália, oferece medidas generosas. São 4,79 metros de comprimento por 1,90 m de largura e 1,76 m de altura. E o longo entre-eixos soma 2,75 metros. O porta malas quando em viagens com 5 passageiros não desaponta acomodando 620 litros de bagagens. Na cidade, com na terceira fileira de bancos, acomoda mais duas pessoas de média estatura com relativo conforto.

O acabamento é refinado e a lista de equipamentos premia o cliente com o pacote generoso no mercado brasileiro. E tudo isso por um preço extremamente competitivo para a realidade do nosso mercado, ao valor de R$ 152.990 (referência agosto de 2020). O proprietário pode destravar as portas sem colocar as mãos na maçaneta, com conforto.

Dentro, o condutor logo vê acender o quadro de instrumentos em uma tela digital e colorida de 12,3 polegadas, com ótima resolução e três opções de temas. Outro elemento marcante é a tela multimídia de 10 polegadas.

O visor em formato wide tem desenhos e gráficos, incluindo o sistema Sound System Infinity HI FI com 280 Watts RMS e 10 alto-falantes. Entretanto, o espelhamento com Android e iOS não é tão facil de operar, se comparado com as plataformas de Apple e Google. O conforto e segurança não ficam devendo aos SUVs alemães, resolve bem nesse quesito, principalmente se compararmos com os preços de SUVs com equipamentos equivalentes, como Audi Q3, BMW X3 e o VW Tiguan Allspace, mais caros.

Os bancos são em couro, nos dianteiros com ajustes elétricos, sendo que o do motorista tem memorização, resfriamento, aquecimento e massageador. Há na lista, ainda, volante multifuncional, câmera de ré e câmera 360 graus (HSA – Hill Start Assist) e assistente de partida em rampa. Como deu para notar, não fica devendo aos alemães.

O motor 2.0 a gasolina turboalimentado com injeção direta e duplo comando de válvulas no cabeçote desenvolve 210 cavalos de potência máxima e a força 30,6 kgfm de torque, a 1800 rpm. Sua velocidade é das melhores para um carro desse porte, atinge a velocidade de 0 a 100 em 9,2 segundos, acoplados a transmissão de 6 marchas automatizada de dupla embreagem. Nas estradas o comportamento da suspensão do T80 agrada, na dianteira independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora, e na traseira independente, tipo Multilink, com molas helicoidais e barra estabilizadora, acompanhado pelas rodas em liga de alumínio de 18 polegadas e pneus de 235/60 R18.

Parar um carro desta dimensão, como foi constatado na avaliação, se exige freios modernos e de primeira linha. Para o T80 a engenharia escolheu na dianteira, Discos ventilados para a dianteira e discos sólidos para a traseira. Já no consumo para um veículo de 1800 quilos foi declarado pela JAC que fica em torno de 8 km/l em trecho urbano e 10,4 km/l em rodovias. Mas com o tanque de apenas 64 litros a visita ao posto será mais constantes nas viagens mais longas. Se precisa de um carro com muito espaço e conforto o T80 é uma ótima opção.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close