Top Menu

Na volta do GP da Turquia, realizado neste domingo (15/11) em Istambul, enfrentar as dificuldades de pilotar um bólido em um asfalto novo que brotava óleo e água da chuva, só para quem tem o talento de “Sua Majestade”, o britânico Lewis Hamilton. O campeão declarou no sábado que “a pista está uma mer….”. Mesmo com todo talento, Lewis sofreu muito com a pista que mais parecia de patinação, e como disse a repórter da Globo, Mariana Becker, parecia um “espetáculo de Holliday on Ice”. Com todas as dificuldades Hamilton ficou fora da pole com o sexto lugar no grid.

Já Lance Stroll que no sábado conquistou sua 1ª pole da carreira, depois de largar em primeiro, manteve a liderança por mais de 30 voltas, fazendo crer que a Turquia seria o GP para marcar sua primeira vitória na categoria. Mas com a pista muito escorregadia entrou para o grupo de “patinação” com varias rodadas completando a prova em nono.

Neste domingo, com uma incrível largada, pulou de sexto para o segundo lugar, atrás do líder, o canadense Lance Stroll, da Racing Point, que conseguiu se manter em primeiro. Lewis escapou por conta da pista muito escorregadia e caiu para o sexto lugar, porém nada de apavorante, já que o maior adversário pelo título desta temporada, o companheiro de Mercedes Valtteri Bottas, também teve problemas na largada e caiu para a última posição.

Ao assumir a ponta e monitorando o companheiro, o incrível Hamilton fez uma corrida cuidadosa, com só uma troca de pneus, para no final ser premiado com mais uma vitória, a nonagésima quarta da carreira, conquistando seu 7° Campeonato Mundial na Fórmula 1. Na volta aos boxes “Sua Majestade” chorava copiosamente e Totô Wolff falou pelo rádio: ” Tenho um grande prazer de fazer parte dessa história”. O mexicano Sergio Perez, da Racing Point, terminou em segundo e Sebastian Vettel, da Ferrari, completou o pódio em terceiro, depois de ganhar a posição do companheiro Charles Leclerc que errou na última curva da última volta.

Diante de nós a história deste verdadeiro “Rei” da Fórmula 1 está acontecendo se tornando o maior recordista da principal categoria do automobilismo do planeta. Com a vitória na Turquia, Hamilton iguala o número de títulos com o alemão Michael Schumacher. E assim o britânico Lewis Hamilton com sete títulos, se iguala a Schumacher, mas com maior número de vitórias – 94 contra as 91 do alemão, com maior número de poles — 97 contra 68, com maior número de pontos — 3721 contra 1566, e com maior número de pódios — 162 contra 155 do alemão. Todos os recordes conquistados em 12 anos de Fórmula 1, contra os 21 anos do Schumacher na categoria.

Além de todos os recordes “Sua Majestade” em 2007 fez história como o primeiro negro estreando na categoria e ainda conquistando sua primeira corrida na mesma temporada de estreia, vencendo o GP do Canadá, resultado importante para que fosse o escolhido para continuar na McLaren para a temporada no ano seguinte, destronando o bicampeão mundial, o espanhol Fernando Alonso. Este retornou para a “casa”, ou seja, a equipe francesa Renault onde tinha conquistado os seus dois títulos mundiais.

Em 2008 “Sua Majestade” com a conquista do primeiro título em Interlagos no Brasil, “casa de seu ídolo Ayrton Senna” a inspiração foi forte na arrancada para a sua escalada meteórica para chegar aos sete títulos nesta estranha temporada, provocada pela pandemia da Covid-19. Depois dessa corrida o sentimento é de que a temporada acabou, mas não, ainda tem três provas restantes e a seguinte é no Bahrain dia 29 deste mês.

CLASSIFICAÇÃO DA CORRIDA

  1. Lewis Hamilton, Mercedes (Campeão Mundial de 2020)
  2. Sergio Perez, Racing Point
  3. Sebastian Vettel, Ferrari
  4. Charles Leclerc, Ferrari
  5. Carlos Sainz Jr. McLaren
  6. Max Verstappen, RBR
  7. Alexander Albon, RBR
  8. Lando Norris, McLaren
  9. Lance Stroll, Racing Point
  10. Daniel Ricciardo, Renault
  11. Esteban Ocon, Renault
  12. Daniil Kvyat, AlphaTauri
  13. Pierre Gasly, AlphaTauri
  14. Valtteri Bottas, Mercedes
  15. Kimi Raikkonen, Alfa Romeo
  16. George Russell, Williams
  17. Kevin Magnussen, Haas
  18. Romain Grosjean, Haas
  19. Nicholas Latifi, Williams
  20. Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo

CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS NO CAMPEONATO

  1. Lewis Hamilton, Mercedes, 307 pontos
  2. Valtteri Bottas, Mercedes, 197 pontos
  3. Max Verstappen, RBR, 170 pontos
  4. Sergio Perez, Racing Point, 100 pontos
  5. Charles Leclerc, Ferrari, 97 pontos
  6. Daniel Ricciardo, Renault, 96 pontos
  7. Carlos Sainz Jr., McLaren, 75 pontos
  8. Lando Norris, McLaren, 74 pontos
  9. Alexander Albon, RBR, 70 pontos
    10.Pierre Gasly, AlphaTauri, 63 pontos
    11.Lance Stroll, Racing Point, 59 pontos
    12.Esteban Ocon, Renault, 40 pontos
    13.Sebastian Vettel, Ferrari, 33 pontos
    14.Daniil Kvyat, AlphaTauri, 26 pontos
    15.Nico Hulkenberg, Racing Point,10 pontos
    16.Kimi Raikkonen, Alfa Romeo, 4 pontos
    17.Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo, 4 pontos
    18.Romain Grosjean, Haas, 2 pontos
    19.Kevin Magnussen, Haas, 1 ponto
    20.Nicholas Latifi, Williams, 0 ponto
    21.George Russell, Williams, 0 ponto

CLASSIFICAÇÃO DE CONSTRUTORES NO CAMPEONATO

  1. Mercedes, 504 pontos (campeã mundial de 2020 – 7º Título)
  2. RBR, 240 pontos
  3. Racing Point, 154 pontos
  4. McLaren, 149 pontos
  5. Renault, 136 pontos
  6. Ferrari, 130 pontos
  7. AlphaTauri, 89 pontos
  8. Alfa Romeo, 8 pontos
  9. Haas, 3 pontos
  10. 10.Williams, 0 ponto

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close