Top Menu

Na manhã deste domingo (05/07), a Fórmula 1 iniciou a temporada 2020 com a largada do GP da Áustria, a primeira corrida do campeonato deste ano, depois de suspender e cancelar provas, como a etapa de Mônaco, por conta da Pandemia do Covid-19. Com o retorno das atividades da Fórmula 1, voltaram também as confusões dos comissários da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), comandada pelo ferrarista Jean Todt.

Neste final de semana claramente os comissários interferiram no resultado com punições duvidosas aplicadas para o inglês exacampeão da categoria, o “Pantera Negra” Lewis Hamilton. No sábado (04/07) aconteceu a primeira confusão contra o inglês, durante o Q3 no treino classificatório. Nos últimos segundos do treino, o “Urso Branco”, Valtteri Bottas e o companheiro Hamilton estavam em volta lançada tentando garantir a pole. A poucos metros de completar a volta, Valtteri Bottas errou, indo para a caixa de brita. Com isso a bandeira amarela foi acionada, obrigando os pilotos a diminuírem a velocidade. Hamilton, que estava com o segundo tempo, foi acusado de não diminuir. Hamilton rebateu que via painéis com luzes verdes. Ao rever as imagens, os comissários concordaram com o piloto.

“As imagens de vídeo confirmaram que havia bandeiras amarelas e painéis de luz verde ao mesmo tempo e, portanto, sinais conflitantes foram mostrados ao piloto. Levando isso em consideração, os comissários decidem não tomar nenhuma ação”, dizia o comunicado. Ficou claro que o erro partiu dos comissários. Curiosamente na manhã deste domingo (05/07), antes da largada para a corrida, a Red Bull Racing (RBR) recorreu através do diretor técnico da equipe austríaca, Christian Horner, para que os comissários punissem Hamilton pela manobra de sábado (04/07), mesmo depois da comunicação clara de que a responsabilidade havia sido dos fiscais da FIA.

Como sempre, os “fiscais amadores” aceitaram os argumentos de Horner e puniram Hamilton em três posições na largada. Já na corrida, vencida pela Mercedes de nº 77 pilotada por Bottas, Hamilton cruzou a linha de chegada em segundo. Mas no pódio se viu Bottas, em primeiro, Leclerc da Ferrari em segundo e o estreante Land Norris em terceiro. Isso se deu pela punição de acréscimo de cinco segundos imposta ao inglês Hamilton. Punição essa dada pelos comissários pela manobra entre a disputa do Hamilton com o piloto Tailandês da RBR, Alexander Albon, nascido como o pai em Londres, onde reside desde o nascimento.

Na disputa, Albon forçou a ultrapassagem sobre Lewis por fora, porém como Hamilton manteve a trajetória os pilotos acabaram se tocando com as rodas dianteiras. Resultado: o piloto “Tailandês” levou a pior, mas para mim, coisas de corrida em uma disputa por posições. A manobra, entretanto, foi considerada pelos fiscais amadores da FIA ilegal e puniram Hamilton com o acréscimo de cinco segundos no seu tempo final. Com isso, Hamilton caiu para o quarto lugar na primeira prova do ano. Veja o que disseram os pilotos.

“A punição do sábado me encorajou a ir e fazer o meu melhor. Eu senti que fiz e tinha um bom ritmo para alcançar Valtteri. A situação com Alex foi muito infeliz. Não acredito que entramos nessa de novo, mas senti que foi um incidente de corrida. Mas, de qualquer jeito, aceito a punição e vou seguir em frente”, disse Hamilton. Já Albon foi no sentido contrário: “Acho que há sempre um risco ao ultrapassar por fora, mas eu dei o máximo de espaço possível. Eu estava no limite e sabia que, desde que eu desse espaço, a decisão de bater ou não ficaria com ele”.

O destaque positivo desta corrida foi o primeiro pódio do inglês Land Norris, com a terceira posição, mesmo que esse pódio tenha sido fruto da punição do Hamilton. A próxima corrida acontece domingo que vem (12/07), neste mesmo circuito de Spielberg, com o GP da Estíria.

Confira a classificação completa da prova.

1º Valtteri Bottas – Mercedes
2º Charles Leclerc – Ferrari
3º Lando Norris – McLaren
4º Lewis Hamilton – Mercedes
5º Carlos Sainz Jr. McLaren
6º Sergio Perez – Racing Point
7º Pierre Gasly – Alpha Tauri
8º Esteban Ocon – Renault
9º Antonio Giovinazzi – Alfa Romeo
10º Sebastian Vettel – Ferrari
11º Nicholas Latifi – Williams
12º Daniil Kvyat – Alpha Tauri
13º Alex Albon – RBR
Kimi Raikkonen – Alfa Romeo
George Russell – Williams
Romain Grosjean – Haas
Kevin Magnussen – Haas
Passeio da Lança – Racing Point
Daniel Ricciardo – Renault
Max Verstappen – RBR

Confira a classificação completa de pilotos no Campeonato

1º Valtteri Bottas – Mercedes – 25 pontos
2º Charles Leclerc – Ferrari – 18 pontos
3º Lando Norris – McLaren – 16 pontos
4º Lewis Hamilton – Mercedes – 12 pontos
5º Carlos Sainz Jr. McLaren – 10 pontos
6º Sergio Perez – Racing Point – 8 pontos
7º Pierre Gasly – Alpha Tauri – 6 pontos
8º Esteban Ocon – Renault – 4 pontos
9º Antonio Giovinazzi – Alfa Romeo – 2 pontos
10º Sebastian Vettel – Ferrari – 1 ponto
11º Nicholas Latifi – Williams

Confira a classificação completa de equipes no Campeonato

1º Mercedes – 37 pontos
2º McLaren – 26 pontos
3º Ferrari – 19 pontos
4º Racing Point – 8 pontos
5º Alpha Tauri – 6 pontos
6º Renault – 4 pontos
7º Alfa Romeo – 2 pontos
8º Williams – 0 ponto
9º RBR – 0 ponto


12º Daniil Kvyat – Alpha Tauri
13º Alex Albon – RBR
Kimi Raikkonen – Alfa Romeo
George Russell – Williams
Romain Grosjean – Haas
Kevin Magnussen – Haas
Passeio da Lança – Racing Point
Daniel Ricciardo – Renault
Max Verstappen – RBR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close