Top Menu

Neste final de semana em Mônaco parecia que seria o vermelho da Ferrari. Durante os testes de treinos livres e classificatório, os pilotos da Ferrari não deram chances para a concorrência mantendo os bólidos vermelhos a frente dos adversários. No sábado, no treino classificatório, o piloto monegasco Charles Leclerc, defendendo a equipe de Maranello, cravou o melhor tempo colocando sua Ferrari na liderança do grid deste domingo.

Na coletiva, depois da classificação, Verstappen desanimado declarou: “Tinha grande chances de fazer a pole!, infelizmente não deu”. O que o Verstappen não sabia é que aquela conquista do Leclerc teria um custo muito alto, já que o monegasco, durante a última tentativa, acabou destruindo sua Ferrari ao bater no guard rail afetando a fixação do câmbio.

Para não trocar o câmbio e perder cinco posições no grid a equipe passou a noite toda trabalhando, inclusive mandando o câmbio para a Itália na sede da equipe para ser analisado pelos computadores. Como nada foi constatado mandaram a caixa de câmbio de volta, mantendo a mesmo peça, garantindo que o monegasco na corrida largaria na pole. Até ai ponto para os mecânicos que conseguiram manter Leclerc largando em primeiro.

Mas ai veio domingo. Os “astros” resolveram se manifestar se alinhando na direção da equipe austríaca RBR. Antes da largada Verstappen, sem sentar no carro, ganhou a liderança da corrida, já que o pole Leclerc sequer alinhou sua Ferrari com problemas no câmbio facilitando o trabalho do holandês Verstappen. Sua liderança melhorou ainda mais pela parada no pit do finlandês Vallteri Bottas que não conseguiu tirar a roda dianteira direita por uma porca emperrada na Mercedes, provocando o abandono do Bottas.

Com a desistência do único que atacava com perigo sua liderança, Verstappen seguiu tranquilo para sua vitória.

O piloto holandês manteve a liderança até a bandeira quadriculada ser agitada, para vencer em Mônaco e pela primeira vez na carreira assumir a liderança do campeonato. Feliz com o feito, Verstappen recebeu o troféu da realeza de Mônaco, o príncipe Albert. Com duas vitórias em 2021, Max assume a liderança do campeonato com 105 pontos, três a mais que os 102 do agora vice líder Lewis Hamilton.

Em segundo chegou o espanhol da Ferrari Carlos Sainz, seguido do britânico da MacLaren Lando Norris fechando o pódio da corrida, que em anos só esteve de fora no GP do Bahrein de 2020, quando Lewis Hamilton não correu por estar contaminado com a Covid-19, substituído pelo também britânico George Russel.

Durante a corrida com os “astros alinhados” a seu favor neste domingo, a RBR somou aos 25 pontos pela vitória do Verstappen, mais 12 do mexicano Sérgio Perez com o quarto lugar na prova, com isso na tabela de classificação além de liderar a tabela de pilotos com o holandês, a RBR arrancou o posto mais alto da tabela de construtores do time da Mercedes, que na era dos motores híbridos, nunca tinha perdido esse posto.

O piloto da Mercedes 44, Hamilton, chegou na sétima posição depois de muitos erros nos treinos de quinta e sexta e de estratégia da equipe na corrida, inclusive chamando o piloto para a primeira janela do pit bem mais cedo que os adversários, o que se mostrou bem equivocados. “Não entendi nada!” Mas como disse, a semana será de muitas reuniões para acertarmos os pontos”. A próxima corrida acontece no dia 06 de junho no Azerbaijão, até lá Hamilton e os engenheiros da Mercedes terão muito o que acertar.

CLASSIFICAÇÃO DA CORRIDA

  1. Max Verstappen, RBR
  2. Carlos Sainz Jr., Ferrari
  3. Lando Norris, McLaren
  4. Sergio Perez, RBR
  5. Sebastian Vettel, Aston Martin
  6. Pierre Gasly, AlphaTauri
  7. Lewis Hamilton, Mercedes
  8. Lance Stroll, Aston Martin
  9. Esteban Ocon, Alpíne
  10. Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo]
  11. Kimi Raikkonen, Alfa Romeo
  12. Daniel Ricciardo, McLaren
  13. Fernando Alonso, Alpine
  14. George Russell, Williams
  15. Nicholas Latifi, Williams
  16. Yuki Tsunoda, AlphaTauri
  17. Nikita Mazepin, Haas
  18. Mick Schumacher, Haas
  19. Valtteri Bottas, Mercedes
  20. Charles Leclerc, Ferrari

CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS NO CAMPEONATO

  1. Max Verstappen, 105 pontos
  2. Lewis Hamilton, 101 pontos
  3. Lando Norris, 56 pontos
  4. Valtteri Bottas, 47 pontos
  5. Sergio Perez, 44 pontos
  6. Charles Leclerc, 40 pontos
  7. Carlos Sainz Jr., 38 pontos
  8. Daniel Ricciardo, 24 pontos
  9. Pierre Gasly, 16 pontos
  10. Esteban Ocon, 12 pontos
  11. Sebastian Vettel, 10 pontos
  12. Lance Stroll, 9 pontos
  13. Fernando Alonso, 5 pontos
  14. Yuki Tsunoda, 2 pontos
  15. Antonio Giovinazzi, 1 ponto
  16. Kimi Raikkonen
  17. George Russell
  18. Nicholas Latifi
  19. Mick Schumacher
  20. Nikita Mazepin

CLASSIFICAÇÃO DE CONSTRUTORES NO CAMPEONATO

  1. RBR, 149 pontos
  2. Mercedes, 148 pontos
  3. McLaren, 80 pontos
  4. Ferrari, 78 pontos
  5. Aston Martin, 19 pontos
  6. AlphaTauri, 18 pontos
  7. Alpine, 17 pontos
  8. Alfa Romeo, 1 ponto
  9. Williams
  10. Haas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close