Top Menu

No treino classificatório do GP da Turquia o maior recordista da Fórmula 1, Lewis Hamilton, conquistou sua centésima segunda pole da carreira. Mas com a punição por ter trocado uma peça do conjunto de força composto por um motor a combustão e dois motores elétricos, neste caso foi trocado o movido a combustão, Hamilton largará na décima primeira posição.

Segundo declarações do Lewis na coletiva, “a conquista não foi fácil”. “A pista está muito boa, mas a umidade do asfalto colocou muita dificuldade para aquecer os pneus e manter o carro em linha reta, mas a equipe fez um bom trabalho, com isso conquistei mais uma pole”, completou o piloto da Mercedes de número 44. Neste treino classificatório o prejuízo do inglês foi diminuído, beneficiado pelo companheiro finlandês Valtteri Bottas ter ficado com o segundo melhor tempo. Com a punição do companheiro, Bottas largará na primeira posição, seguido do holandês Max Verstappen que ficou com o terceiro melhor tempo.

Mais tarde quando a maioria das pessoas já se encaminhava para a saída do autódromo, já sem o macacão e com roupa de “Civil”, Hamilton declarou para a repórter brasileira da Band Mariana Becker: ” Vou tentar fazer o meu melhor. Não conto com a ajuda de ninguém, vou tentar fazer o maior número de pontos”!

Olhando a tabela de classificação, o inglês terá muita dificuldade para chegar a pontuação necessária, já que terá que superar pilotos difíceis de superar, como o espanhol e bicampeão Fernando Alonso da Alpine em sexto, companheiro do Verstappen na Red Bull, Sérgio Perez, o sétimo, que certamente será orientado para dificultar as coisas para o Hamilton e o também inglês Lando Norris que este ano vem se tornando uma “pedra” na sapatilha do piloto da Mercedes.

A surpresa do treino foi o japonês Yuki Tsunoda da AlphaTauri subir para o Q3, ficando com o décimo melhor tempo, mas com a penalização de Hamilton será promovido para a nona posição do grid.

As decepções do treino foram várias: a primeira ficou nas “costas” dos pilotos, o espanhol Carlos Sainz da Ferrari em décimo quinto e o australiano Daniel Ricciardo McLaren em décimo sexto, já que seus companheiros Charles Leclerc Ferrari largará em quarto e Lando Norris McLaren, em oitavo.

A Segunda foi na narração do Sérgio Maurício na transmissão da Band Sport que em vários momentos gritou que a pole ficou com o finlandês Bottas, causando uma grande confusão na cabeça do expectador. Sérgio Maurício cometeu um erro primário, já que ficará para a história que a pole conquistada no GP da Turquia em 2021, será contabilizada para o piloto inglês Lewis Hamilton, que ali na prova turca acumulou a centésima segunda pole na carreira. Ou seja, a pole ficou com Hamilton, mas com o penalty na etapa largará em décimo e o Bottas em primeiro.

* Com a punição do pole Hamilton na tabela do grid, do segundo ao d´écimo primeiro todos serão promovidos a uma posição à frente.

CONFIRA O GRID DE LARGADA

  1. Valtteri Bottas, Mercedes, 1min22seg998
  2. Max Verstappen, RBR, 1min23seg196
  3. Charles Leclerc, Ferrari, 1min23seg265
  4. Pierre Gasly, AlphaTauri, 1min23seg326
  5. Fernando Alonso, Alpine, 1min23seg477
  6. Sergio Perez, RBR, 1min23seg706
  7. Lando Norris, McLaren, 1min23seg954
  8. Lance Stroll, Aston Martin, 1min24seg305
  9. Yuki Tsunoda, AlphaTauri, 1min24seg368
  10. Sebastian Vettel, Aston Martin, 1min24seg795
  11. Lewis Hamilton, Mercedes, 1min22seg868
  12. Esteban Ocon, Alpine, 1min24seg842
  13. George Russell, Williams, 1min25seg007
  14. Mick Schumacher, Haas, 1min25seg200
  15. Daniel Ricciardo, McLaren, 1min25seg881
  16. Nicholas Latifi, Williams, 1min26seg086
  17. Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo, 1min26seg430
  18. Kimi Raikkonen, Alfa Romeo, 1min27seg525
  19. Nikita Mazepin, Haas, 1min28seg449
  20. Carlos Sainz Jr., Ferrari —-

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close