Top Menu

O imponderável deu a vitória para o mexicano Sérgio Perez. Mesmo fora da corrida e sem pontos, Max Verstappen e Lewis Hamilton continuam líder e vice líder do campeonato. “Uma corrida insana”, descreveu o francês Gasly, terceiro colocado, ao explicar a prova de hoje em Baku. Perez conquistou sua primeira vitória nesta temporada na F1 e comemorou seu retorno ao pódio depois de anos. O tetra campeão Sebastian Vettel terminou em segundo.

Quando chegou ao Azerbaijão, Hamilton sabia que vencer na pista que tem a maior reta do calendário seria quase impossível com sua Mercedes. Mas como na principal categoria do automobilismo do planeta o imponderável anda lado a lado com os participantes, em Baku essa situação se fez presente com o piloto holandês Max Verstappen.

O piloto da RBR, sem pensar na “vida útil dos pneus que já tinham rodado 34 voltas em alto desempenho, sentava a bota, cravando voltas rápidas atrás de voltas mais rápidas, para garantir um ponto a mais na prova, e somar aos 25 pontos da vitória que ficava cada vez mais possível a cada volta a menos para o final da corrida.

Na TV os comentaristas já contavam a grande vantagem que Verstappen abriria sobre o vice líder do campeonato Lewis Hamilton. Mas como o atual campeão que também anda, lado a lado com a sorte, até o acidente do Max, ainda líder do campeonato, já se contentava com a segunda posição na prova do Azerbaijão.

Com a batida do Verstappen, que saiu do carro chutando (Foto) o pneu furado, a três voltas do final a corrida foi interrompida com bandeira vermelha com o mexicano Sérgio Perez com a RBR em primeiro, Lewis Hamilton Mercedes em segundo, pasmem Sebastian Vettel da Aston Martin em terceiro. Vettel está longe do pódio há anos e fez a melhor corrida desde 2018, quando errou e rodou com a Ferrari na prova da Alemanha. Nesta condição de bandeira vermelha, os mecânicos podem mexer nos carros , inclusive trocar os pneus.

Perez, Hamilton e Vettel vieram com jogos novos de pneus vermelho (macios). Antes da relargada Hamilton disse pelo rádio: “Vou ter que ser muito agressivo”.

E foi o que aconteceu. Ao sinal de relargada Hamilton foi para cima do Perez, mas ao chegar na primeira curva, o imponderável voltou a cena, com a Mercedes do inglês, sete vezes campeão do mundo, com os pneus superaquecidos passou reto, caindo para a última posição. Com isso o mexicano Sérgio Perez venceu a segunda corrida de sua carreira na F1 e a primeira de 2021, e mais, a primeira pela nova equipe, a austríaca RBR fazendo o coordenador Helmut Marko respirar aliviado, já que foi o responsável pela ida do Perez para equipe do toro vermelho.

Em segundo ficou Sebastian Vettel que não se continha de felicidade. Fechou o pódio em terceiro, o francês Pierre Gasly, com a AlphaTauri. Já o piloto monegasco Charles Leclerc, que largou com sua Ferrari na pole, completou a prova em quarto.

Na coletiva os sentimentos contrastavam entre os pilotos Lewis Hamilton chateado, que pediu desculpas para toda equipe, e Sérgio Perez, Vettel e Gasly, que transbordavam de felicidade. A próxima corrida acontece na França no dia 20 deste mês na pista de Paul Ricard, onde tem a temida reta Mistral.

CLASSIFICAÇÃO DA CORRIDA

  1. Sergio Perez, RBR
  2. Sebastian Vettel, AstonMartin
  3. Pierre Gasly, AlphaTauri
  4. Charles Leclerc, Ferrari
  5. Lando Norris, McLaren
  6. Fernando Alonso, Alpine
  7. Yuki Tsunoda, AlphaTauri
  8. Carlos Sainz Jr., Ferrari
  9. Daniel Ricciardo, McLaren
  10. Kimi Raikkonen, Alfa Romeo
  11. Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo
  12. Valtteri Bottas, Mercedes
  13. Mick Schumacher, Haas
  14. Nikita Mazepin, Haas
  15. Lewis Hamilton, Mercedes
  16. Nicholas Latifi, Williams
  17. George Russell, Williams
  18. Max Verstappen, RBR
  19. Lance Stroll, Aston Martin
  20. Esteban Ocon, Alpine

CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS NO CAMPEONATO

  1. Max Verstappen, 105 pontos
  2. Lewis Hamilton, 101 pontos
  3. Sergio Perez, 69 pontos
  4. Lando Norris, 66 pontos
  5. Charles Leclerc, 52 pontos
  6. Valtteri Bottas, 47 pontos
  7. Carlos Sainz Jr., 42 pontos
  8. Pierre Gasly, 31 pontos
  9. Sebastian Vettel, 28 pontos
  10. Daniel Ricciardo, 26 pontos
  11. Fernando Alonso, 13 pontos
  12. Esteban Ocon, 12 pontos
  13. Lance Stroll, 9 pontos
  14. Yuki Tsunoda, 8 pontos
  15. Kimi Raikkonen, 1 ponto
  16. Antonio Giovinazzi, 1 ponto
  17. Mick Schumacher —
  18. George Russell —
  19. Nikita Mazepin —
  20. Nicholas Latifi —

CLASSIFICAÇÃO DE CONSTRUTORES NO CAMPEONATO

  1. RBR, 174 pontos
  2. Mercedes, 148 pontos
  3. Ferrari, 94 pontos
  4. McLaren, 92 pontos
  5. AlphaTauri, 39 pontos
  6. Aston Martin, 37 pontos
  7. Alpine, 25 pontos
  8. Alfa Romeo, 2 pontos
  9. Haas —
  10. Williams —

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close