Top Menu

Com o anúncio do fim da comercialização do Toyota Etios, nas duas versões, hatch e sedan, a marca aqui no Brasil ficou órfão de modelos de grande produção e mais acessível aos consumidores em busca do primeiro carro, segundo ou mesmo o terceiro carro da família. O modelo que chegou por aqui em 2012, desenvolvido na Índia para mercados emergentes. O Etios construído sobre a plataforma, CEF/NBC, antiga e simples, sem muitos recursos tecnológicos. Com design duvidoso o Toyota Etios, foi recebido pelo consumidos com “nariz torcido”.

Com o desafio de melhorar a imagem e vendas, a marca japonesa com sede em São Bernardo do Campo (SP), resolveu dar uma guinada em sua estratégia, encerrando as vendas do Etios aqui no Brasil, mas mantendo a produção do modelo em Sorocaba, (SP), apenas para exportação para a Argentina e outros países do Bloco Mercosul.

No lugar do “Velho” Etios a Toyota renovou o Yaris, 2023, veículo com design inspirado em modelos europeu, promovendo, melhor equilíbrio entre acabamento, desempenho, segurança e conforto, para tomar o lugar do Etios como carro de entrada da marca, resultando em um upgrade considerável para oferecer a esse consumidor com recursos mais reservado.

O novo Yaris, hatch e sedan, vai dividir a planta industrial de Sorocaba com o SUV Corolla Cross e o velho Etios exportação. Mesmo sendo conservadora (para se adequar a realidade econômica dos brasileiros), a Toyota manteve no novo Yaris a plataforma do antigo Etios, que segundo engenheiros conseguiram uma boa receita, melhorando estrutura, proporcionando um ótimo isolamento acústico ajudado pelo bom acomodamento do motor 1.5(que neste caso já é outro ganho em relação ao Etios de entrada que oferecia apenas o motor 1.3, também aspirado).

E até mesmo esse conjunto de motor e câmbio estão mais preocupados em te passar conforto que desempenho. O câmbio gosta de trabalhar em baixas rotações, principalmente no modo Eco de condução, e como em (quase) todo CVT, não se sente as “trocas” de marchas. Não será o mais rápido do semáforo, mas vai te levar pra onde precisar com um desempenho aceitável. Se afundar o pé, vai perceber que ficaram devendo um pouco de isolamento acústico e o motor quase implora pra você parar de fazer aquilo, mesmo no modo Sport.

Como consequência proporciona um melhor conforto e segurança para todos os ocupantes. (segundo números oficiais), a economia no consumo, deu um salto positivo se encaixando como uma “Luva” para o consumidor buscado neste 1.5 recalibrado, mais moderno, com duplo comando variável na admissão e escape, construção em alumínio, abastecido com etanol, o propulsor entrega 110 cv e 14,9 kgfm de torque, acompanhado de uma transmissão CVT que simula 7 marchas.

Esse conjunto de motor, câmbio e sistema ESP (controle eletrônico de estabilidade), mostra a preocupação da montadora em passar o sentimento de conforto e segurança. O câmbio nesta configuração trabalha melhor em baixas rotações, por isso o sistema ECO será sempre o mais adequado para conduzir o Yaris XL na cidade, proporcionando um consumo que certamente agradará a esse consumidor, Segundo dados da montadora, quando bastecido com gasolina, passou de de 10,7 km/litro para 11,7 km/litro em circuito urbano.

O Yaris internamente proporciona um bom conforto, pelos bancos grandes na dianteira e bom espaço na traseira, ajudado pelo piso plano e melhorando a convivência com 2 entradas de portas USB para esses ocupantes. No porta-malas, com 310 litros de capacidade coloca o Yaris 2023 bem colocado entre os concorrentes.

No quesito tecnologia o novo Yaris XL dispõe apenas o essencial, mas que ajuda muito, entre esses o sistema multimídia de 7″ com Apple CarPlay e Android Auto (com fios). O Computador de bordo está no painel em uma tela simples, mas funcional, como indicador de consumo portas abertas e relógio e comandos no volante por exemplo com comandos pelo volante. A direção é elétrica, mas apenas com regulagem de altura.

Quanto custa: O novo Yaris XL 2023, versão de entrada, avaliado por DirigindoAutos, com novo visual, motor 1.5 mais forte e econômico, câmbio automático CVT, 7 airbags, Esp, assistência em rampa o preço sugerido no fechamento desta avaliação é de R$ 92. 690.

Como destacado no texto e fotos o Yaris XL é uma ótima opções de entrada com seu câmbio automático, CVT, 7 airbags, e ESP. Mesmo com toda essa simplicidade, a renovação visual do novo Yaris destacando o novo para-choque dianteiro e uma luz diurna em LEDs, caiu bem no novo carro, chamando a atenção das pessoas que u-vê passar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close