Top Menu

A Audi do Brasil iniciou nesta segunda-feira (10/05) a pré-venda das novas gerações do Audi A3 Sedan e do A3 Sportback com motor 2.0 TFSI e transmissão S Tronic automática de sete velocidades. A versão Performance Black será a única disponível no mercado brasileiro. As primeiras unidades estão previstas para desembarcar no País em setembro já como ano-modelo 2022. Os clientes interessados terão condições especiais durante o período de pré-venda: de R$ 264.990,00, vinte mil a menos que o preço sugerido fora do período de pré-venda, de R$ 284.990,00.

Em sua quarta geração na versão Sportback e segunda na Sedan, o Audi A3 é um veículo que possui uma rica história: é o modelo mais vendido da história da marca no País e no mundo, e já teve mais de 4 milhões de unidades comercializadas.

No design, as novas gerações dos A3 Sedan e A3 Sportback apresentam design esportivo. A ampla grade frontal Singleframe e as grandes entradas de ar na parte frontal acentuam seu caráter dinâmico. A linha de ombro da carroceria se estende suavemente dos faróis às luzes traseiras e a área logo abaixo dessa linha nas laterais é curvada para dentro – este é um novo elemento do design que dá maior ênfase aos arcos das rodas. Seu desenho moderno já rendeu prêmios de design na Europa em 2020.

Os faróis e as lanternas são Full LED e inclusive contam com indicador dinâmico de setas na traseira de série. Como opcional é possível adicionar os faróis Full LED Matrix, que agregam beleza e exclusividade ao A3 com assinaturas personalizadas ao entrar e sair do veículo. O conjunto é composto por 15 segmentos de LED que podem ser acionados individualmente, e além de mais eficiente e dinâmico, contribui para o aumento de segurança ao direcionar o facho de luz sem ofuscar demais veículos nas vias.

Interior

Com 4,34 metros de comprimento e 1,82 metros de largura, o A3 Sportback cresceu pouco mais de três centímetros nestas duas dimensões em comparação com seu antecessor. A altura de 1,43 metros e a distância entre eixos de 2,64 metros permaneceram inalteradas. Dependendo da inclinação do banco traseiro, o compartimento de bagagem comporta entre 380 e 1.200 litros – o piso ainda pode ser regulado em diferentes alturas.

A versão Sedan cresceu em todas as dimensões comparado com a geração anterior: os 4,50 metros significam que ele é 4 centímetros mais comprido – a distância entre eixos permanece inalterada. A largura aumentou 2 centímetros, para 1,82 metros, e a altura subiu 1 centímetro, para 1,43 metros. Isso resultou em um aumento de bons 2 centímetros na altura da cabeça na parte frontal, além de mais espaço para os cotovelos. Com 425 litros, a capacidade de bagagem é a mesma do modelo anterior.

No interior, o design esportivo é destacado com alguns elementos inspirados no Lamborghini Urus, como as saídas de ar do painel e a nova alavanca de seleção de marcha, muito mais elegante, minimalista e tecnológica – seu acionamento agora é eletrônico e utiliza o conceito shift-by-wire, sem o botão de trava mecânica que antes precisava ser acionado para realizar a troca.

O cockpit dos novos A3 tem foco total no motorista e elementos que chamam a atenção, como bancos dianteiros super esportivos com apoio de cabeça integrados ao assento, acabamentos de alumínio, maçanetas de portas marcantes e um painel de instrumentos com aparência black-piano em diversos detalhes. Ele usa elementos familiares dos modelos de classes mais altas da marca e está equipado de série com um display sensível ao toque de 10,1 polegadas – integrado no centro do painel de instrumentos, ele reconhece letras inseridas à mão, fornece feedback acústico.

O Audi Virtual Cockpit de 12,3” de série complementa as informações para o motorista e permite três visualizações diferentes, incluindo gráficos com visual esportivo. Os novos A3 Sedan e A3 Sportback se conectam ao smartphone do usuário através do Apple CarPlay ou Android Auto. Há ainda o Audi phone box light, que carrega o celular por indução.

Tanto a versão Sedan quanto Sportback da nova geração do A3 chegam ao Brasil com motor 2.0 TFSI a gasolina, que entrega potência de 190 cavalos e torque de 320 Nm. A transmissão é a de dupla embreagem S tronic de 7 velocidades, que oferecem mudanças rápidas, e a tração é dianteira em ambos os modelos.

O sistema de suspensão traseira independente é equilibrado e combina conforto de condução com boa dinâmica. Cada amortecedor se adapta permanentemente às condições da estrada, à situação de direção e ao modo de direção, criando uma ampla distribuição entre um movimento de rolamento altamente confortável e um manuseio ágil.

Dentre as cores exteriores disponíveis estão as sólidas Branco Ibis e Azul Turbo, as metálicas Azul Navarra, Amarelo Píton, Branco Geleira, Preto Mito e Vermelho Tango e a perolizada Cinza Daytona. No interior é possível escolher entre preto, cinza e bege.

Como opcionais estão o sistema de som Bang&Olufsen 3D, faróis LED Matrix, pacote de luzes ambiente customizáveis, capa do retrovisor externo em carbono (no Sedan o aerofólio também pode vir em carbono) e pacote S line interior, que inclui pedaleiras em alumínio, revestimento adicional em couro no painel, console central, lateral das portas e volante e inscrição S line nos bancos esportivos e volante.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close