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Audi E-Tron GT, lindo! Foi o sentimento que veio a mente quando foi desvendado como carro conceito mostrado no Salão do Automóvel de Los Angeles 2018. Com seu estilo cupê de quatro portas e toques de desempenho especiais da Audi Sport, o E-Tron GT prometia ser surpreendente se aderisse ao espírito daquele show car. Agora, a Audi revelou totalmente a versão de produção de seu carro de turismo 100% elétrico, e aqueles que gostaram do conceito vão ficar satisfeitos com o resultado do modelo final.

Dynamic photo, Colour: Daytona grey

O E-Tron GT vem em duas versões: o E-Tron GT Quattro e o RS E-Tron GT de alto desempenho. Ambos têm tração nas quatro rodas por meio de um par de motores elétricos e uma bateria de 93 quilowatts-hora (dos quais 86 kWh podem ser usados), com autonomia para 483 km, o suficiente para ir com sobras, na velocidade vigente no Brasil, de São Paulo ao Rio de janeiro sem necessidade de abastecimento. Mas se for preciso reabastecer, as baterias não comprometem a viagem já que compartilhando a arquitetura de bateria de 800 volts do Porsche Taycan , o E-Tron GT pode carregar até 270 kW, em torno de 5% a 80% em 22,5 minutos.

Audi e-tron GT quattro, Static photo, Colour: Kemora grey metallic Audi RS e-tron GT, Static photo, Colour: Daytona grey

A aparência do E-Tron GT é fiel ao conceito, com pequenas alterações, como espelhos menores e a inclusão de maçanetas. Sua forma coupé de quatro portas elegante também é funcional, com um coeficiente de arrasto escorregadio de 0,24. Onde a linha do teto inclinada termina na parte traseira, há um spoiler desdobrável com duas posições, chamadas Eco e Dynamic. Eco minimiza o arrasto, enquanto Dynamic sacrifica alguma eficiência para minimizar o levantamento traseiro. As rodas do E-Tron GT, oferecidas em tamanhos que variam de 19 a 21 polegadas, também são otimizadas para aerodinâmica.

O motor dianteiro do E-Tron GT Quattro fornece 175 kW (235 cavalos de potência), enquanto a traseira faz 320 kW (429 HP), colocando a produção total normalmente em picos de 350 kW (469 cv) e 465. O controle de lançamento aumenta a produção líquida para 390 kW (523 cv) por um período de 2,5 segundos. Como tal, ele pode fazer de 0-60 milhas por hora em 3,9 segundos. A velocidade máxima é de 152 mph.

O modelo RS, que apresenta um motor traseiro mais potente (335 kW / 450 cv), possui 440 kW (590 cv) e 612 lb-pés, com controle de lançamento aumentando temporariamente a potência para 475 kW (637 cv). Ele fará de 0-100 km em apenas 3,1 (um décimo de segundo mais rápido do que o Audi R8 V10 Performance), com uma velocidade máxima controlada eletronicamente em 250 km/h. O motor traseiro para ambas as versões emprega uma caixa de câmbio de duas velocidades para ajudar com eficiência e desempenho. No modo de Eficiência, o carro usa a segunda marcha o máximo possível, enquanto o modo Esportivo começa na primeira e segura até cerca de 100 km/h.

Interior

A Audi promete destreza de manuseio para combinar com a aparência e desempenho mecânico do E-Tron GT. Com uma bateria de montagem baixa – e o teto de fibra de carbono do modelo RS – ele se beneficia de um centro de gravidade baixo. Seu sistema elétrico de tração nas quatro rodas pode mudar o torque inteiramente para a frente ou para trás, conforme necessário. Ambos os modelos possuem direção em todas as rodas opcional, que pode inclinar as rodas traseiras em até 2,8 graus. Ambos apresentam amortecimento controlado e uma suspensão pneumática adaptativa — padrão no RS e opcional no modelo Quattro. O Quattro vem de fábrica com um diferencial traseiro com travamento para ajudar a melhorar a tração. Opcional no Quattro e padrão no RS é um diferencial controlado com travamento variável (de 0% a 100%) para um controle ainda maior em situações mais extremas onde a aderência é uma mercadoria crucial.

Interior

O interior do E-Tron GT é focado no motorista, com uma posição baixa dos bancos e um amplo console central que separa os bancos dianteiros. Audi oferece um interior sem couro, usando materiais sustentáveis ​​e reciclados. Se precisar, você ainda pode optar por um interior de couro oferecido em uma variedade de cores. O volante de fundo plano vem embalado em Alcantara, com couro opcional. O painel apresenta um central de instrumentos Virtual Cockpit de 12,3 polegadas e uma tela sensível ao toque de infoentretenimento de 10,1 polegadas voltada para o motorista.

Cockpit

O 2022 Audi E-Tron GT Quattro terá um preço inicial que vai de $ 99.900 até $ 139.900 para o acabamento top Prestige, mais taxas de fretes. Aqui no Brasil, considerando a conversão na data da publicação da matéria os valores vão de R$ 541.000 a R$ 757.800. Os novos modelos Audi estarão à venda no mercado americano no próximo verão e devem chegar por aqui no início do inverno, em junho.

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