Top Menu

O Toyota Corolla ostenta uma marca como o veículo mais vendido no mundo por muitas décadas. Aproveitando esse “Reinado”, a Toyota resolveu não ficar de fora desta nova “onda” automotiva dos SUVs e criou o SUV Corolla Cross, que escreve um novo capítulo em sua trajetória. O veículo mais vendido do mundo e líder de sua categoria há seis anos no Brasil, conta agora, além do sedã, com irmão mais novo o Corolla Cross estreando em um dos segmentos que mais cresce globalmente e também no Brasil.

Para desenvolver o Corolla Cross, o engenheiro-chefe, Daizo Kameyama, fez questão de manter a essência do Corolla, ou seja, garantir que seja um veículo que atenda às necessidades dos clientes: “Queria um carro que fosse bom do ponto de vista do consumidor e não apenas do ponto de vista da engenharia. Isso porque acredito que todos devemos nos colocar no lugar do cliente para fazer um bom produto”.

O modelo fabricado na planta industrial da marca em Sorocaba (SP), dividindo a produção com os modelos Yaris, hacth e sedan e o Etios, este agora produzido apenas para exportações, chegou as concessionárias da marca japonesa aqui no Brasil nesta última semana, trazendo algumas novidades. Vamos as mais relevantes:

Amplo espaço interno – Para os bancos traseiros foi criado um espaço confortável, principalmente na área da cabeça. As grandes áreas das janelas evocam uma sensação aberta e espaçosa, oferecendo conforto aos ocupantes mesmo em longas viagens. Além disso, as portas têm grande ângulo de abertura, facilitando a entrada e a saída. O volume de 440L do porta-malas permite que se leve tudo o que precisa.

Dirigibilidade: Favorecido pela altura elevada do ponto de visão (120 mm mais alta do que o Corolla sedã) e os espelhos retrovisores montados nos painéis das portas, os ocupantes têm um amplo ângulo de visibilidade digno de um SUV. A plataforma GA-C, baseada na filosofia TNGA, garante conforto e segurança, enquanto o sistema híbrido oferece silêncio a bordo e economia de combustível.


Segurança: Sete airbags e câmera de ré em todas as versões, além do sistema de segurança ativa – Toyota Safety Sense – disponível nas versões híbridas. Para atender às necessidades dos diferentes tipos de públicos, o Corolla Cross estará disponível em quatro versões — XR 2.0 flex, XRE 2.0 Flex, XRV 1.8 híbrido flex e por fim a topo de linha XRX 1.8 híbrido Flex . Completando essa lista uma versão Special Edition ainda sem definição e preço. O Corolla Cross conta com uma extensa lista de itens de conforto, conveniência, tecnologia e segurança que o creditam a ser um dos modelos mais completos de sua categoria.

Desde a versão de entrada XR o modelo conta com ar-condicionado digital automático com duto traseiro, banco do motorista com regulagem para seis ajustes, direção eletro-assistida progressiva (EPS), computador de bordo com tela TFT de 4,2” de alta resolução, freio de estacionamento no pedal, espelhos retrovisores externos elétricos eletro-retráteis e rebatimento automático ao fechar o veículo e pisca integrado, modo de seleção de condução Sport (versões XR e XRE), rack de teto longitudinal, e sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8”, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets com Android Auto e Apple CarPlay.

Motores:
O Corolla Cross segue a fórmula de seu irmão sedan, sendo dotado de duas opções de propulsores, o motor aspirado 2.0 e o 1.8 híbrido. O motor 2.0L Dynamic Force de quatro cilindros em linha e 16 válvulas conta com comando de válvulas variável inteligente VVT-iE que, por meio de um motor elétrico, modifica os tempos de abertura das válvulas de admissão. Ele ainda vem com um sistema de injeção direta e indireta de combustível D-4S que adapta a injeção às condições de direção, oferecendo mais potência e menor consumo de combustível.

Corolla Cross 2.0 Flex

O motor 2.0L Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC desenvolve 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina. O torque máximo com etanol ou gasolina é 21,4 kgf.m a 4.400 rpm.

Motor 2.0 Flex

Sistema híbrido flex:
O sistema híbrido que combina três motores, dois elétricos e um a combustão com tecnologia flex e transmissão hybrid transaxle também equipa o novo Corolla Cross. Sendo assim, ele se torna o segundo veículo híbrido flex do mundo produzido no Brasil.

Motor Hibrido 1.8 Flex

O sistema híbrido da Toyota combina um motor a gasolina de 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, com 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgf.m de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina). Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgf.m de torque, garantindo aceleração suave e excelente conforto ao rodar em qualquer tipo de condução.

Ambas as motorizações são acompanhas por uma transmissão CVT Direct Shift de 10 marchas, que garantem a suavidade com uma sensação de aceleração direta. Para isso, os engenheiros da Toyota acoplaram uma engrenagem mecânica que atua na arrancada do veículo, melhorando a aceleração do veículo em 1ª marcha. O resultado é uma transmissão altamente eficiente em qualquer faixa de velocidade.

Versões:
Corolla Cross, versão 2.0 XR: Volante em couro, bancos em tecido, retrovisores elétricos com luzes de direção e rebatimento elétrico, painel de instrumentos com tela de 4,2″, ar-condicionado automático, banco do motorista com ajuste de altura, chave canivete, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, direção elétrica, entrada USB na parte traseira, faróis alógenos com acendimento automático, luzes diurnas, modo de condução Sport, vidros elétricos com função “um toque” para todos, volante com comandos de som e computador de bordo, 7 airbags, alerta de uso do cinto de segurança, câmera de ré, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampas, faróis de neblina em LEDs, sensor de estacionamento traseiro, alarme, sistema multimídia com tela de 8″ com espelhamento de smartphones via Apple CarPlay e Android Auto e rodas de 17″, Preço público sugerido, R$ 139.990,00.

Corolla Cross, versão XRE 2.0: soma a versão XR + rodas de 18″, acabamento em couro, chave presencial com partida por botão, controle de cruzeiro, retrovisor interno fotocrômico, faróis de LEDs, lanternas de LEDs, troca de marchas pelas aletas no volante e sensor de chuva. Preço público sugerido, R$ 149.990,00.

Corolla Cross versão XRV1.8 Hybrid: soma a versão XRE + piloto automático adaptativo, alerta de ponto-cego, modo Power, alerta de colisão com frenagem automática com detector de pedestres e ciclistas, farol-alto automático, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e alerta de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixas. Preço público sugerido, R$ 172.990,00.

Corolla Cross XRX1.8 Hybrid: soma a versão XRV + interior em couro bege, painel de instrumentos com tela de 7″, ar-condicionado de 2 zonas, banco do motorista com regulagem elétrica, iluminação ambiente, teto-solar elétrico. Preço público sugerido, R$ 179.990,00. Já a versão especial, Special Edition, o pretendente terá que desembolsar a “Bagatela de R$ R$ 183.980,00, vai encarar?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close