Top Menu

Na sexta-feira (25/09), a notícia de que Christian Horner disse ser ‘um segredo aberto’ foi confirmada: o ex-chefe da equipe Ferrari, Stefano Domenicali, se tornará o novo CEO e presidente da Fórmula 1 a partir de 2021. Assumindo o lugar de Chase Carey (foto de bigode).

Essa notícia foi recebida com muita desconfiança já que Domenicali foi e tem uma ligação muito forte com a equipe italiana Ferrari. Domenicali será a terceira personalidade com ligação anterior com a Ferrari em um posto chave no automobilismo mundial. O francês Jean Todt é o presidente da FIA (Federação Internacional De Automobilismo) e o inglês Ross Brawn é funcionário da Liberty (dona da marca Fórmula 1), responsável pela parte técnica e esportiva da categoria. E agora, a confirmação do italiano Stefano Domenicali como CEO da Liberty assumindo o lugar de Chase Carey, deslocado para o cargo como consultor da categoria, mesmo posto do britânico Bernie Ecclestone, antigo dono da marca F1.

Surpreendente! “24 horas depois da confirmação, as desconfianças se dissiparam. E Hamilton foi o primeiro a se manifestar. “Eu conheço Stefano muito bem e ele é um dos caras mais legais que eu conheço. Eu não acho que eles poderiam realmente ter escolhido alguém melhor para ser honesto, para substituir Chase, que fez um trabalho incrível e que sempre teve uma abordagem tão boa. Stefano tem um grande coração, boa família e bons costumes, então o futuro é positivo”, declarou o animado Hamilton.

Christian Horner, como chefe da Red Bull lutou contra a Ferrari de Domenicali por várias temporadas, ecoou os pensamentos positivos de Hamilton: “Ele é um grande cara, nós competimos cara a cara com ele nos campeonatos de 2010 e 2012, e ele sempre teve muita integridade”. E completou: “Você olha para a composição do topo do esporte, com Jean Todt, Ross Brawn e Stefano e parece uma configuração de meados dos anos noventa ou início dos anos 2000 [Ferrari], mas eu não acho que há qualquer preconceito ou amor pela Ferrari de qualquer um desses indivíduos. Tenho certeza de que Stefano, ao assumir o cargo, será escrupuloso em sua imparcialidade!”

Presidente da FIA, Jean Todt, foi o chefe da equipe da Ferrari durante grande parte do tempo de Domenicali na equipe, onde o italiano serviu como gerente de equipe e diretor esportivo antes de se tornar chefe da equipe em 2008. Todt disse que seu ex-encarregado agora tinha uma “missão importante”. O atual chefe da equipe da Ferrari, Mattia Binotto, que trabalhou sob a liderança de Todt e Domenicali no Cavalo Empinado disse: “Este é um dia importante para o nosso esporte”.

“Em nome da Ferrari, em primeiro lugar, gostaria de agradecer a Chase Carey. Muitas mudanças positivas ocorreram no esporte sob sua liderança, em particular no relacionamento do promotor com as equipes. Decisões muito importantes foram tomadas em relação ao futuro da Fórmula 1, como o novo Acordo Concorde e a criação de uma estrutura operacional que vai ajudar o esporte a crescer em termos de público e apelo às gerações mais jovens”, disse Binotto.

Cyril Abiteboul, como chefe de uma equipe pertencente a um fabricante de automóveis, Renault, ficou animado com a chegada iminente de Domenicali e com o ponto de vista que ele trará para o esporte por ter dirigido a marca de carros esportivos Lamborghini. “Estou afirmando o óbvio, mas ele tem um conhecimento muito bom do esporte em si”, disse. “Ele tem um conhecimento muito bom de como o esporte pode apoiar um fabricante, Lamborghini não estar na F1 – mas ele também sabe provavelmente porque eles não estão na F1, então eu acho que ele tem uma perspectiva diferente e interessante a oferecer em relação a isso” , finalizou Abiteboul.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close