Top Menu

Na disputa para bater todos os recordes do alemão Michael Schumacher, 20 anos de categoria, o britânico Lewis Hamilton, com 13 anos na Fórmula 1, está próximo de alcançar seu objetivo. Ele já obteve o recorde de poles — 93 contra 68 do alemão, recorde de pódios — 157 contra 155 do alemão e de pontos — 3519 contra 1566 de Schumacher. Faltam apenas 2: de títulos e de vitórias. O alemão está na frente com 7 títulos, contra 6 de Hamilton e com vitórias, 91 contra 89 de Lewis.

Mas com um desempenho nesta temporada de dar inveja ao ídolo Ayrton Senna, em sete etapas Lewis venceu cinco, mas sempre chegando entre os primeiros. Na tabela de classificação, Hamilton somou 157 pontos contra 110 do segundo colocado, o jovem Max Verstappen. Se caminhar neste ritmo Hamilton poderá igualar o número de vitórias de Schumacher na segunda prova italiana em Mugello, casa da Ferrari, onde Schumacher conquistou seis títulos mundiais.

Voltando para a corrida belga, o desempenho de Hamilton foi destacado pela imprensa especializada, como “triturador, esmagador, trator invencível”, entre outros adjetivos positivos. Nos treinos livres de sexta e sábado, Hamilton nunca fez o melhor tempo, mas na hora de valer na classificação, Lewis ficou com o melhor tempo nas três partes do classificatório, conquistando a pole com direito a recorde do circuito, com o tempo de 1min41s252.

Na corrida, a monotonia tomou conta dos torcedores e só não foi pior por conta do acidente provocado pelo italiano Antonio Giovinazzi da Alfa Romeo, mas felizmente sem maiores consequências físicas. A largada foi com Hamilton dominando, defendendo bem sua liderança contra o companheiro, o finlandês Valtteri Bottas em sua “cola”, seguido pelo jovem holandês Max Verstappen com a RBR e o australiano Daniel Ricciardo, Renault, em quarto.

Segundo um outro finlandês, Heikki Kovalainen, ex-piloto da Fórmula 1 e ex-companheiro do Hamilton na McLaren, “Hamilton domina como ninguém, fazendo a curva [famosa Eau Rouge] com pressão de 5 Gs – pressão de um jato ao fazer um looping – de pé embaixo durante toda a corrida. Impressionante”. E foi nesta curva que Lewis conseguiu abrir vantagem sobre Bottas e a cada passagem por ali abriu uma vantagem de mais de seis segundos até a volta 11, até ocorrer uma forte batida do piloto italiano Antonio Giovinazi, onde sua Alfa Romeo destruída acabou acertando em cheio a Willams pilotada pelo inglês George Russel, que também acabou fora da prova. Com isso, os líderes foram para o pit para a troca de pneus dos médios amarelos para os brancos duros.

Na relargada, um filme de “vale a pena ver de novo”, Hamilton de novo em primeiro abriu em relação ao Bottas na mesma Eau Rouge, seguido do Verstappen em terceiro e Ricciardo em quarto, mesma posição de largada, a mesma de chegada no final da corrida. A única alteração entre os seis primeiros que largaram, foi a inversão na quinta e sexta posição, quando a Renault do francês Esteban Ocon terminou à frente da RBR do tailandês Alexander Albon, RBR.

Mais uma vez nesta temporada, o vexame ficou a cargo da Ferrari, que não conseguiu dar um carro competitivo para seus pilotos, o tetra campeão Sebastian Vettel e o garoto prodígio Charles Leclerc. Os dois tiveram uma participação monótona em SPA, terminaram a corrida fora dos Top Team -Vettel na décima terceira posição e Leclerc, na décima quarta. A próxima e oitava etapa acontece na próxima semana, na Itália, em Monza.

Confira abaixo a classificação completa:

CLASSIFICAÇÃO DA CORRIDA

  1. Lewis Hamilton, Mercedes
  2. Valtteri Bottas, Mercedes
  3. Max Verstappen, RBR
  4. Daniel Ricciardo, Renault
  5. Esteban Ocon, Renault
  6. Alexander Albon, RBR
  7. Lando Norris, McLaren
  8. Pierre Gasly, AlphaTauri
  9. Lance Stroll, Racing Point
  10. Sergio Perez, Racing Point
  11. Daniil Kvyat, AlphaTauri
  12. Kimi Raikkonen, Alfa Romeo
  13. Sebastian Vettel, Ferrari
  14. Charles Leclerc, Ferrari
  15. Romain Grosjean, Haas
  16. Nicholas Latifi, Williams
  17. Kevin Magnussen, Haas
  18. Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo
  19. George Russell, Williams
  20. Carlos Sainz, McLaren

CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS NO CAMPEONATO

  1. Lewis Hamilton, Mercedes, 157 pontos
  2. Max Verstappen, RBR, 110 pontos
  3. Valtteri Bottas, Mercedes, 107 pontos
  4. Alex Albon, RBR, 48 pontos
  5. Charles Leclerc, Ferrari, 45 pontos
  6. Lando Norris, McLaren, 45 pontos
  7. Lance Stroll, Racing Point, 42 pontos
  8. Daniel Ricciardo, Renault, 33 pontos
  9. Sergio Perez, Racing Point, 33 pontos
  10. Esteban Ocon, Renault, 26 pontos
  11. Carlos Sainz, McLaren, 23 pontos
  12. Pierre Gasly, AlphaTauri, 18 pontos
  13. Sebastian Vettel, Ferrari, 16 pontos
  14. Nico Hulkenberg, Racing Point, 6 pontos
  15. Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo, 2 pontos
  16. Daniil Kvyat, Haas, 2 pontos
  17. Kevin Magnussen, AlphaTauri, 1 ponto
  18. Kimi Raikkonen, Alfa Romeo, 0 ponto
  19. Nicholas Latifi, Williams, 0 ponto
  20. George Russell, Williams, 0 ponto
  21. Romain Grosjean, Haas, 0 ponto

CLASSIFICAÇÃO DE EQUIPES NO CAMPEONATO

  1. Mercedes, 264 pontos
  2. RBR, 158 pontos
  3. McLaren, 68 pontos
  4. Racing Point, 63 pontos
  5. Ferrari, 61 pontos
  6. Renault, 59 pontos
  7. AlphaTauri, 20 pontos
  8. Alfa Romeo, 2 pontos
  9. Haas, 1 ponto
  10. Williams, 0 ponto

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close