Top Menu

O órgão regulador da Fórmula 1, a FIA, ajustou as regras de safety car da categoria em relação aos carros uma volta atrás do líder, após a controvérsia do GP de Abu Dhabi que deu a vitória ao Verstappen, com isso garantindo o 1º título da carreira.
Anteriormente, a regra dizia que qualquer carro uma volta atrás poderia passar pelo líder sob condições de safety car durante uma corrida.

A redação original se tornou um grande ponto de discussão após o final da temporada de 2021, quando o diretor de corridas Michael Masi optou por permitir que apenas os carros entre o líder Lewis Hamilton e o segundo colocado Max Verstappen recuperasse a volta.

Curiosamente os carros atrás de Verstappen foram instruídos a ficar, incluindo aqueles que estavam entre o holandês e o terceiro colocado Carlos Sainz, com isso impedindo o espanhol da Ferrari na relargad atacar a Red Bull do holandês

No reinício, a uma volta do fim, Verstappen sabendo que o terceiro colocado Carlos Sainz com retardatários a sua frente não teria condições de ataca-lo, se aproveitou do fato de não ter nenhum carro entre os dois, ele e o então lider Hamilton e com seu carro já calçado com novos pneus vermelhos, mais rápido, que os amarelos, méios do Hamilton, com isso Max teve a “Vida” facilitada para ultrapassar Hamilton e conquistar a vitória na corrida e garantir o primeiro título da carreira.

Nesta semana em debates com os comissários e donos de equipes, a FIA ( Federação Internacional de Automobilismo). Para garantir que não haverá repetição de manobras como a do ex diretor de provas Michael Masi, ultima etapa de 2021 em Abu Dhab, beneficiando diretamente o holandês Max Verstappen com isso garantindo a vitória e o título. A FIA, nesta terça 15 / 03 alterou a regra, que agora especifica com clareza que todos os carros com uma volta a menos devem passar pelo líder se for considerado seguro faze-lo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close