Top Menu

A Nova Triumph Tiger 900 é uma verdadeira evolução da 800cc e não se limita a maior potência do propulsor, mas oferece conforto e tecnologia. A GT Pro, versão topo de linha, por exemplo, conta com rodas de liga-leve de 19 polegadas, painel com tela colorida de TFT, conexão Bluetooth e aplicativo para smartphone, além de ajuste eletrônico na suspensão traseira, sensor de medição inercial, seis modos de pilotagem, bancos e manoplas aquecidas, protetor de mão e dois faróis auxiliares.

Uma melhoria que merece destaque foi a introdução de dois radiadores, Com ventoinhas, que ajudam a escoar o ar mais quente, muito útil para o Brasil com regiões cujas temperaturas beiram a “casa” dos 40 graus.

No desenvolvimento da nova Tiger 900 os engenheiros conseguiram “emagrecer” a moto em cinco quilos, o que melhora a agilidade nos trechos urbanos com trânsito carregado. Outro item que melhora o conforto e a segurança da Tiger 900 na cidade e nas estradas é o mecanismo de ajuste com duas posições para o assento, criado para que o piloto possa regular em 20 mm a sua altura de assento preferida.

Os modelos Tiger 900, GT e GT Pro têm faixa de altura de assento que vai de 810 a 830 mm. O sistema quickshift é mais um item na moto que melhora o conforto. A tecnologia permite subir ou descer as marchas no câmbio de seis velocidades sem a utilização da embreagem exclusiva das versões Pro.

Falando em estradas, a força e o desempenho do motor com 95 cavalos e um torque de 87 mkgf transmitido pelo sistema de injeção eletrônica multiponto sequencial traz a sensação de conforto e segurança.

No quesito segurança ativa a Tiger 900 vem equipada com rodas de liga leve 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira. As suspensões dianteira e traseira são Marzocchi, na dianteira invertida com 45mm com ajuste manual de amortecimento e compressão, com curso de 180 mm. N

Na traseira com pré-carga ajustável eletronicamente e amortecimento de recuo, com curso da roda de 170 mm. Os freios são os italianos Brembo. Na dianteira, discos flutuantes duplos de 320 mm, com pinças e monobloco de 4 pistão e ABS otimizado em curvas, e na traseira, disco único de 255 mm com pinça deslizante de pistão simples com ABS também otimizado em curva.

O novo design desta bigtrail também merece destaque. A Triumph trocou os faróis ovalados por um conjunto óptico com linhas retas e mais elegantes, destacada pelos contornos de iluminação diurna.

O motor de três cilindros de exatos 888 cm³ continua com a mesma potência anterior, ou seja, 95 cv a 8.750 rpm. Porém houve acréscimo no torque para 8,87 mkgf a 7.250 rpm, o que reflete no ronco mais encorpado no escapamento, definindo uma personalidade impositiva, fazendo este tri-cilíndrico chegar a potência média mais rápido.

No trânsito urbano e com uma extensa curva de torque, o piloto pode acelerar menos para que o motor responda já que em quarta marcha pode rodar em até 50 km/h sem que o desempenho caia, proporcionando, conforto, segurança e economia.

Falando de economia, a nova Tiger 900 tem um tanque maior, agora com capacidade para 20 litros e uma autonomia que pode chegar a mais de 350 quilômetros. Na segurança ativa desta nova Tiger 900, a suspensão e a ciclística para mim melhoraram, mantendo o padrão da marca inglesa. Nas grandes retas das estradas “casa dessas bigtrail” a moto é estável, assim como nas curvas, principalmente na serra, caminho de casa as curvas de alta e de baixa o desempenho é preciso e bastante seguro. Os freios Brembo Stylema e o sistema ABS otimizado oferecem ainda mais segurança na pilotagem.

Preço — com uma concorrência forte da BMW F 850 GS com motor limitado pelas leis de emissão de ruídos a 80 cavalos, vendida por R$ 59.750, a nova Tiger GT Pro, mesmo cumprindo as leis de emissões, conta com motor mais potente, de 95 cv, e tem preço sugerido de R$ 61.990. Mas para aqueles que curtem viagens com uma bigtrail, mas que não usam ou nem precisam de tanta eletrônica, a Triumph oferece duas versões de entrada: a Tiger 900cc por R$ 49.990 e a GT por R$ 53.990, ambas com apenas dois s modos de pilotagem e sem as lanternas em LED.

Crédito: Avaliação Silvio Murgel Porto

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close