208 GT: avaliamos esse modelo ‘Gran Turismo’ da Peugeot, que dão boas razões para compra.

Texto: Silvio Porto
Fotos: Arquivo DirigindoAutos
Esse ‘Gran Turismo’ 208 GT da Peugeot, é a versão topo de linha do modelo equipado com o forte motor 1.0 T200 CVT. que entrega 130 cv.

Esse hatch da marca do Leão, atualizado na linha 2025, recuperando a marca GT ‘Gran Turismo’, continua apostando forte no design e na dirigibilidade, com isso o hatch 208 ganhou visual alinhado com a linha europeia da marca.
Na avaliação constatamos que o Peugeot 208 GT é uma ótima opção de compra para quem procura um carro com design moderno e esportivo, tecnologia embarcada e um motor turbo que em conjunto, com a transmissão automática CVT, oferece desempenho e economia acima do desejado.

Esse Peugeot 208 foi o primeiro a adotar a plataforma CMP (Common Modular Platform) no Brasil, mas empregada na unidade de produção da Stellantis na, cidade de El Palomar, Argentina, onde os modelos produzidos, pelo bloco do Mercosul, são considerados nacionais em países como Argentina, Brasil Uruguai, e Paraguai, membros do bloco. Nesta plataforma, destaca-se por sua modularidade e permite o desenvolvimento de veículos com diferentes silhuetas para diversos segmentos, além de oferecer maior liberdade estilística para as equipes de design na criação de novos modelos.
Essa nova plataforma é altamente eficiente e permite que os novos modelos recebam inovações avançadas em termos de conforto, segurança e assistência ao motorista, como neste caso do 208 GT. Falando em plataforma, no design desse hatch 208 GT, ‘Gran Turismo’, junto com os modelos da série estão à frente de seu tempo em termos de inovação, design, tecnologia e inovação. Esses modelos introduziram tendências e avanços que os colocaram a marca em uma posição de destaque no mercado, sendo pioneiros em muitos aspectos.

Na avaliação esse Peugeot 208 GT, equipada com faróis Full LED, acionamento automático das luzes, farol alto automático, reconhecimento e exibição de limites de velocidade, alerta de colisão iminente, frenagem automática de emergência, assistência de manutenção de faixa, rodas de liga leve de 17” com acabamento diamantado, câmera de visão traseira ‘VisioPark 180°’, spoiler na porta traseira e um exclusivo volante de couro com o emblema GT, proporcionando uma ótima sensação de estar dirigindo um modelo esportivo, mas seguro e confortável.

Falar de GT é falar de uma versão com forte ênfase na esportividade, com detalhes exclusivos projetados para um perfil de cliente que valoriza a sofisticação. e esportividade perfeitamente combinada com o esse motor 1.0 Turbo 200 acoplado a um câmbio CVT de 7 marchas, oferecendo até 130 cv. Durante a avaliação,ao dirigir no modo Sport intensificou essa sensação de esportividade ao ajustar a direção, o controle de estabilidade e o mapeamento do acelerador. Além disso, otimiza a resposta e o tempo de troca de marchas, aproveitando ao máximo a potência do motor Turbo 200.
Esse compacto francês, concorrente direto de modelos da Volkswagen, como o também hatch Polo Highline. Seu propulsor de um litro surpreende entregando até 130 cv e 20,4 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 9 segundos e velocidade máxima de 206 km/h. O câmbio automático CVT é eficiente, apesar de não contar com borboletas paddle shifts atrás do volante, permitindo trocas manuais apenas por meio da alavanca
No interior; i-Cockpit, marca registrada dos modelos da Marca do Leão, o conceito evoluiu, ampliando a conectividade e proporcionando uma experiência imersiva com tecnologia 3D. Com conforto e ergonomia em sua essência, se destaca quatro componentes principais:

Volante compacto, para otimizar a capacidade de manobra. Painel de instrumentos elevado projetado para aumentar o conforto e a segurança do motorista, minimizando distrações e mantendo o foco na estrada, a tela exclusiva 3D que adiciona um toque de modernidade e sofisticação com seu efeito tridimensional, oferecendo uma interface intuitiva, permitindo rápida visualização das informações essenciais. o motorista pode escolher entre o modo de mostrador tradicional, o modo minimalista que exibe apenas informações relevantes para evitar distrações e modo de condução com dados sobre assistências ao motorista, exclusivo nessa versão GT.

Conclusão: Pelo preço, o comprador, amantes de modelos ‘Gran Turismo’, quer a exclusividade de um hatch compacto completo com pegadas esportivas e um pacote dos mais interessante do segmento. No conjunto da obra o 208 GT, agrada muito, aqueles que gostam de modelos que de tão equilibrado na condução, uns transporta para um sentimento, como se estivesse pilotando um kart, mas com conforto ,principalmente pelos ocupantes da frente.
Preço: Base Tabela Fipe; Peugeot 208 GT na casa dos R$ 123.000,00.