Produção: Picape Fiat Titano, deixa o Uruguai rumo a Argentina, na busca de mais protagonismo.

Para ganhar mais protagonismo no mercado latino Americano, Fiat finalmente oficializa a produção da picape média Titano em sua planta Argentina em Córdoba. Neste complexo portenho, o sedã Cronos, já é fabricado desde 2018, se juntando ao sedã na planta Argentina, que agora será responsável pela produção da picape média.
Histórico: A picape, que originalmente seria vendida no Brasil como Peugeot Landtrek, acabou mudando de identidade durante seu dois anos de desenvolvimento. Já “na mesa da diretoria do grupo Stellantis, saiu a ordem para que a picape virasse um produto Fiat, em função da confiança que a Stellantis de que a Fiat tem uma maior penetração no mercado Brasileira, com sua maior rede de concessionárias e confiança do consumidor, com isso a picape que viraria Titano (foto abaixo), poderia se dar melhor como uma picape média.

Mas não é só com a mudança de casa e de nome que fará a Titano ter protagonismo. Com sua produção no Uruguai, na fábrica da Nordex equipada com o motor 2.2 BlueHDI (foto abaixo), herança ainda da PSA, limitavam a picape entre o concorrido segmento das picapes médias. Mas agora fabricada na Argentina e sob as mãos da engenharia da Fiat, a picape terá chance de se destacar no mercado.

Com foco na exportação, a Stellantis também inicia o projeto de produção de motores no Polo Automotivo de Córdoba, com o excelente e moderno propulsor MultiJet 2.2, reconhecido por sua confiabilidade e robustez, já comprovou seus atributos em outros modelos da Stellantis e atende às demandas dos clientes que utilizam esses veículos para o trabalho.

Com a adoção do motor 2.2 turbodiesel Multijet II (foto acima), mais moderno, em substituição ao antigo 2.2 BlueHDI. Esse 2.2 Multijet II, já encontrado em outros produtos da Stellantis no Brasil, como o Jeep Commander, a Fiat Toro e a Ram Rampage. Na configuração brasileira, o propulsor maior entrega 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. São 20 cv e 5,1 kgfm a mais na comparação com o atual motor usado na Titano.
Esse novo motor Multijet II que equipara a Titano Argentina, vem acompanhado também de uma nova transmissão de oito velocidades, o que ajudou a melhorar o consumo da picape na cidade em cerca de 5,8%, passando de 8,6 km/l (AT6) para 9,1 km/l (AT8).
“A Fiat Titano é muito mais do que um novo modelo, ela faz parte de uma estratégia industrial de longo prazo que visa posicionar o Polo Automotivo Stellantis de Córdoba como um verdadeiro hub regional de picapes. Nossa planta não está sendo modernizada apenas para aumentar a produção, mas para produzir com mais qualidade, maior integração local e constante evolução”, afirma Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.