Ranking dos compactos: Segundo o Instituto Mauá /folha, o Peugeot 208 GT Turbo 200 foi o mais veloz em 2025.

Texto: Silvio Porto
Fotos: Arquivo DirigindoAutos
O Peugeot 208 GT turbo que exibi um design moderno, que remete a grandes performances, nos testes do instituto fez valer essa máxima, o modelo foi reconhecido como o mais rápido em todas as provas de desempenho (aceleração e retomada) da categoria Compactos (Sedãs e Hatches) no Ranking Mauá /folha em 2025, com etanol ou gasolina. O veículo acelerou do zero a 100 km/h em 9,3 segundos.

O hatch possui características avançadas de design, tecnologia e dirigibilidade e traz como destaque o premiado motor turbo 200, com câmbio CVT, que garante um bom desempenho e economia de combustível, tornando-o ideal tanto para o uso urbano quanto para viagens mais longas.
O motor também equipa o recém-lançado Peugeot 208 GT T200 Hybrid AT, assim como os demais da gama Peugeot 208, nas versões Active e Allure, entregando o mesmo nível de desempenho que a versão topo de gama e possibilitando que o motorista tenha uma experiência de condução diferenciada.

O bloco da unidade de potênca do 208 GT gera 130 cv de potência máxima e o veículo conta com rodas de liga-leve diamantadas de 17”
Os testes do Ranking Mauá / Folha 2025 foram realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia, que utiliza o V-Box, equipamento que usa sinal de GPS. Os testes de aceleração e retomada são feitos em Limeira (SP), na pista da empresa ZF. A verificação do consumo na cidade é realizada em um trajeto de 27 km e para simular um percurso rodoviário a 90 km/h, os pilotos de teste dirigiram por 31 km.

Ambos os trajetos dos testes ficam em São Caetano do Sul (na Grande São Paulo), onde está a sede do instituto. Se o carro for flex, são feitas duas medições: uma com etanol, outra com gasolina, como no caso deste Peugeot 208 GT turbo 200.
Mesmo com essa vitória nos testes do instituto Mauá, o Peugeot 208 GT Turbo 200 mantém o mesmo preço na casa de R$ 123.000,00.