Top Menu

DirigindoAutos avaliou a picape Ram Rampage, versão Laramie, uma picape com viés de luxo que se destaca pelo ótimo motor 2.2 turbo diesel, que oferece 200 cv e a força de 45 kgfm, oferecendo rápidas retomadas e uma confortável dirigibilidade em baixa velocidade, proporcionando um consumo muito mais eficiente

A Rampage, Laramie diesel 2.2 adota melhorias no pacote de tecnologias de condução semiautônoma como item de série Acompanhando o sucesso do modelo desde o lançamento em junho de 2023, a Rampage, segue introduzindo recursos que elevam ainda mais o patamar da picape.

No interior; a Rampage Laramie é bem equipada de série, trazendo ar-condicionado automático digital de duas zonas, painel digital, central multimídia de 12,3 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, carregador de celular por indução, chave presencial, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego.

Os bancos, revestidos em tecido e forração premium, são macios ao toque destacando a cor marrom, já volante, acompanhando o bom acabamento no interior da Rampage é multifuncional, com toque macio, no revestimento de muito boa qualidade, borboletas para troca de marcha se soma a boa tecnologia acoplada ao volante.

Quando o assunto é eficiência, o motor 2.2 Turbo diesel, desenvolvido globalmente e preparado especificamente para as necessidades do Brasil, esse propulsor de 4 cilindros em linha 16V e 2.184 cm³, entrega 200 cv de potência e impressionantes 45,9 kgfm de torque a 1.500 rpm. Esses números foram importantes durante a avaliação da Rampage, no off-road , onde a agilidade apareceu, logo nas primeiras acelerações.

Sistema de tração, a Rampage conta com um sistema que atua sob demanda, entrando em ação automaticamente quando detecta a perda de aderência em uma das rodas. Mas no uso mais radical, esse recurso pode não ser o mais eficiente já que vai exigir mais força do motor nas rodas enquanto o sistema de tração 4×4 estiver acionado.

Segurança: No asfalto a aceleração de 60 a 100 km/h é feita em 6,4 segundos, números da ficha técnica fornecido pela montadora, números, que nos permitiu mais segurança nas retomadas e nas ultrapassagens nas rodovias. No consumo a Rampage foi acima do esperado, podendo chegar a 10,6 km/l no uso urbano e 13,3 km/l em rodovias, permitindo a Inmetro com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) colocar nota máxima A.

Ainda na segurança, com a adição do ADA (assistente ativo de direção), que combina o uso do Lane Centering e do ACC (piloto automático adaptativo), a Rampage, mostrou que é capaz de contornar diferentes curvas menos acentuadas, de forma autônoma em vias bem sinalizadas, mantendo uma velocidade pré-definida. Desta forma, a picape foi promovida para o nível 2 de autonomia dos sistemas avançados de assistência à direção.

Além do contorno de curvas, a aceleração e a frenagem também podem ser efetuadas sem a atuação do condutor em cenários específicos. Os auxílios, atendendo à legislação vigente, exigem que o motorista mantenha as mãos no volante e atenção à via, se tornando uma camada extra de segurança e conforto da Rampage durante as viagens.

Vale destacar que o espaço no banco traseiro merece atenção? Pelo fato de ser derivada da plataforma Small Wide, compartilhada com a Fiat Toro, a Rampage tem uma cabine relativamente mais estreita que a das picapes médias. Em função dessa plataforma, o espaço para as pernas de quem viaja no banco traseiro é mais limitado.

Suspensão: O conjunto independente nas quatro rodas confere um rodar bem mais confortável e preciso. Por conta disso, a Ram Rampage Laramie tem comportamento muito parecido com o de um carro de passeio.

Conclusão da redação; Com a adoção do motor diesel 2.2, a Rampage melhorou muito patamar, já que se vale de uma considerável evolução do propulsor, ficando mais moderno e tecnológico, que o antigo 2.0, oferecendo sistema com injeção mais eficiente e inteligente, turbo de geometria variável e coletor de admissão variável, entregando 200cv e a força do torque de 45,9 kgfm, permitindo uma viagem mais suave, confortável, segura e econômica, valendo pagar R$ 272.990 pelo modelo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close